sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Brasil trovador


O trovadorismo foi um movimento que deu origem as poesias cantadas; eram cantigas em galego-português, cantadas/reproduzidas desde o final do século XII.  Mesmo com o fim do trovadorismo em meados do século XIV, essas tais poesias continuam exercendo grande influência em nossa música popular.
Existem quatro tipos de classificação das cantigas: de amigo, de amor, maldizer e escárnio.
O compositor contemporâneo Chico Buarque, conhecedor da alma feminina, escreveu diversas músicas que possuem características trovadorescas. Exemplo disso é a canção ‘’A mais bonita” que refere-se às cantigas de amigo, com o eu lírico feminino, seu sofrimento e suas lamentações à espera pelo Amado mostradas no seguinte verso ‘’Deixo que as águas invadam meu rosto/ Gosto de me ver chorar”. Além disso, confessa seu amor e ciúme à solidão no verso “Não, Solidão, hoje não quero me retocar”.
Já na música “Dona” da renomada banda Roupa Nova, a influência é das cantigas de amor. O eu lírico nessas canções é masculino, com o homem se submetendo a ‘’escravo’’ da amada, chamando-a de Dona e idealizando-a. Sofre Também a vassalagem e a coita, mostrando seu amor à alguém superior como os versos seguinte ‘’Teus desejos, uma ordem” e “Porque sei que és minha Dona’’
Outra música que sofre influência do trovadorismo é a “policia” dos Titãs, conhecida como cantigas de maldizer, são sátiras diretas criadas em um tempo de ditadura, ofendendo sem meias-palavras a repressão.
Chegamos a conclusão então, que, apesar de ter acabado, o movimento do trovadorismo influência muitas músicas brasileiras, ditas hoje como música popular.

Autora: Rebeca Juncks

Nenhum comentário:

Postar um comentário