quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Gil Vicente

Gil Vicente, o fundador do teatro português, iniciou em Portugal, o teatro da palavra, composto por diálogo dos personagens e enredo.
E antes do humanismo entrar na história, a dramaturgia medieval limitava-se aos entremezes, momos e mistérios. E depois do considerado ''fruto de uma época'' Gil Vicente ter iniciado o chamado teatro vicentino, a dramaturgia teve grande mudança.
O humanismo é um considerado um período de transição entre o fim da Idade Média e a Idade Moderna. E se caracterizou pelo crescimento das cidades e o enfraquecimento do feudalismo.
Gil Vicente escreveu autos, comédias e farsas, em castelhano e português.E ele crê no teatro como uma forma de denunciar a degradação dos  costumes, seja na Igreja, na família ou entre as classes profissionais. Acima de tudo, acredita no poder do riso como uma maneira de recolocar o homem no bom caminho, aquele que o afasta do vício em direção á virtude.
As principais características do teatro vicentinho são: a escrita em versos (versificação), rimas para causar o efeito de humor, figuração de ideias abstratas em personagens, situações e coisas concretas (o teatro alegórico), os personagens são tipícos (teatro de tipos), a sucessão de cenas sem apresentar uma sequência temporal ou causal de acontecimentos (teatro de quadros), o humor sempre presente, e a classificação: autos, fantasias alegóricas, teatro novelesco e farsas.

Autora: Gabriela Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário