quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O retrato do real, sendo irreal

Na pintura ''Carro de Feno'' do pintor flamengo Hieronymus Bosch, remonta uma sociedade capitalista, que só pensa em dinheiro. O carro de feno no centro da imagem, representa a riqueza, e em volta há vários seguidores, tanto da pobreza, tanto da riqueza, o carro ~e guiado para o lado direito, que por sinal, é o lado que representa o inferno.
Figuras da religião também  estão presente na pintura, como a imagem de Jesus Cristo nos céus, simbolizando o caminho da Salvação, e o Anjo representando o bem, e o Demônio representando o mal.
Analisando a obra, percebemos que a pintura retrata os dois lados da vida, o bem  e o mal com figuras abstratas, personagens típicos e teatro alegórico. Tendo presente características do humanismo como a combinação da moral e da crença religiosa e tipos caricaturais.
A pintura possui características abstratas, mas também apresenta fatos reais, que acontecem nos dias de hoje, como o capitalismo na sociedade, que virou o centro do mundo, tendo muito mais valor que os sentimentos.

Autora: Gabriela Vargas de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário