quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Humanismo

As alegorias do pintor Hieronymus Bosch misturam as cenas minuciosamente realistas, personagens e situações estranhamente fantásticas.
No quadro “O Carro de Feno”, vemos algumas características do teatro vicentino.
Uma delas é que o quadro representa uma era medieval. E um elemento que podemos ver isso é na vestimenta dos personagens.
O quadro representa uma sociedade capitalista, corrupta que só pensa na riqueza, dinheiro. Vejo que o quadro quer representar a nobreza, com um casal no topo do carro se beijando, enquanto outro toca música.
Ao redor dos casais há um anjo e um demônio, que retrata o bem e o mal. Logo atrás nota-se uma coruja e um jarro pendurados na moita, ambos os símbolos da malícia e da luxúria.
Acima do monte de feno a figura de Cristo, representando a vida espiritual e a salvação.
E volta do carro, um carro, um grande número de pessoas que lutam para pegar um pouco de feno para si. A violência é visível, uns matando outros, o carro passando por cima de alguns, lutas, etc.
Atrás do carro a três homens sem acompanharem a luta, que segundo a Revista de Teologia e Cultura representa um Imperador, Papa e um Rei.
Concluindo o quadro “O Carro de Feno” ressalta essa nova visão de mundo que surgia no Humanismo.


Autora: Bruna Eurich

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